sábado, 28 de agosto de 2010

Aula 2 - Contexto e Comportamento Organizacional

1.    Cena de Filme:

“Quais os comportamentos que você observa neste ambiente de trabalho?”
·         Submissão
·         Medo
·         Chefe mandão
·         Pressão
·         Autoritarismo
·         Arrogância
·         Hipocrisia
·         Falta de compromisso
·         Hostilidade
·         Ansiedade.

2.    Contexto e Comportamento Organizacional:

Comportamento Organizacional investiga o impacto do comportamento dos indivíduos dentro das organizações, promovendo a melhoria organizacional, ou seja, entender as pessoas que trabalham naquela empresa.

Dividido em três áreas:

·         Comportamento Microorganizacional: o indivíduo de relaciona com ele mesmo (motivação, satisfação, enfoque aos indivíduos, etc). As características desse comportamento é a introversão, o ajustamento emocional (Assertivo, Passivo ou Agressivo), afabilidade, senso de responsabilidade e outros. O indivíduo não pode ser visto como um recurso para a empresa e sim visto como um ser único.
·         Comportamento Mesoorganizacional: é o comportamento em equipe (positivo), em grupo (negativo), ou seja, como o indivíduo se relaciona com o outro (liderança, dinâmica em grupo, etc). Num grupo pode acontece a somatória das contribuições individuais em alguns momentos e todos tem um objetivo em comum. No caso de uma equipe existe uma coesão, uma percepção coletiva de unidade, onde todos compartilham, se comunicam verdadeiramente, todos possuem mente abertas e todos estão felizes e a produção se torna positiva.
·         Comportamento Macroorganizacional: é o comportamento da empresa, através da cultura, dos mitos e das histórias da empresa. Neste caso existem três principais questões a ser estudado: O Poder (vem de influências externas e internas como status, valorização e outros). O Conflito (divergências que precisam ser trabalhadas). E a Cultura Organizacional que são as cerimônias, os rituais, mitos, heróis, ou seja, define as regras e as normas e os padrões de comportamento daquela empresa ao longo do tempo, que influência o comportamento dos indivíduos. Os elementos culturais podem ajudar ou atrapalhar o andamento da empresa, por isso é preciso ter muito cuidado. A cultura é tudo o que confere identidade a uma empresa, é a garantia do conhecimento compartilhado acumulado (os sucessos e os fracassos).

A diferença entre Comportamento e Personalidade é que o comportamento é a ação do indivíduo dentro de um grupo e a personalidade é a soma dos comportamentos, pois cada indivíduo possui um histórico de vida, experiências anteriores.

A liderança é a competência interpessoal, é olhar as pessoas e gostar delas, é a interação com os outros, é transmitir segurança, paixão e prazer que contagia os outros ao seu redor, é saber identificar as diferenças entre as pessoas, é atuar de forma diferente com cada indivíduo. Um líder tem um peso muito importante para uma equipe, por isso precisa ser muito preparado.

3.    Atividade em sala de aula:

Cena de uma equipe de teatro que forma desenhos com o próprio corpo.

“O que mais lhe chamou a atenção nessa equipe’”.
·         Sincronia
·         Disciplina
·         Esforço
·         Ensaio
·         Competência
·         Muita técnica
·         Sinergia
·         Planejamento
·         Entusiasmo
·         Coordenação
·         Organização
·         Equilíbrio
·         Auto-liderança
·         Cumplicidade

4.    Relações Interpessoais:

É a alma da empresa (progredir, cooperar, ajudar, harmonia...). São as influências e as situações dentro da empresa, que muda o indivíduo. É um comportamento não programado, mas que pode ser desenvolvido, por que não é nato e nem estático.

·         Padrões de comportamento interpessoal:
·         Coordenar, aconselhar, dirigir, iniciar e liderar.
·         Prestar favores, ajudar, concordar, contribuir e consentir.
·         Analisar, julgar, resistir, desaprovar e criticar.
·         Retrair-me, fazer concessões, ser evasivo, desistir e distrair-me.

No meu caso eu tenho um alto controle e alta sociabilidade.

5.    Cultura Organizacional:

É um conjunto de valores, crenças e normas compartilhadas pelos membros de uma organização. A cultura se comunica através de elementos simbólicos. Dentro de uma cultura organizacional existem aspectos visíveis e invisíveis. São eles:

Aspectos Visíveis:                                Aspectos Invisíveis:
* Estrutura organizacional                       * Padrões de influência e poder
* Descrição de cargos                             * Percepção e atitude
* Objetivos e estratégias                         * Sentimentos
* Práticas utilizadas                                 * Valores e expectativas
* Metidos de trabalho                              * Relações afetivas
* Política de pessoal                                * Interação entre os grupos
* Tecnologia                                            * Estilo de liderança

6.    Elementos que compõem a Cultura Organizacional:

·         Valores: a base que representa o essencial para a empresa. Ex: comportamento ético, cumprimentos das leis, transparência, honestidade, credibilidade, etc.
·         Crenças: dá a base para os valores. É a verdade da empresa que estão presentes no comportamento dos funcionários. Ex: Aqui quem manda é o patrão...
·         Estórias: são eventos ocorridos que fazem parte da empresa. Ex: história do fundador da empresa, greves, etc.
·         Heróis: são personagens que possuem um papel importante dentro da empresa, pessoas que fizeram a diferença. Ex: Roberto Marinho para a rede Globo.

O Desenvolvimento Organizacional é um conjunto de intervenções destinadas a estimular as mudanças planejadas na empresa.

7.    Propostas de trabalho:

·         Forte ênfase em agregar valores as pessoas e as organizações;
·         Participação efetiva dos gerentes e suas equipes;
·         Intensa ligação com os negócios da empresa;
·         Aprimoramento pessoa como o aspecto da melhoria da qualidade de vida das pessoas;
·         Preparação da empresa e das pessoas para o futuro;
·         Novas abordagens decorrentes da profunda influência da tecnologia da informação;
·         Adequação das práticas de treinamento, onde se estudam as diferenças das pessoas;
·         Utilização de mecanismos de motivação e realização pessoal;
·         Ênfase em técnicas grupais e solidárias;
·         Busca pela excelência;
·         Compartilhamento da informação em substituição aos controles externos.

Professora: Lisnéia Rampazzo


Resumo criado pela aluna : Daniela Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário