terça-feira, 24 de agosto de 2010

Aula 1 - Novas Configurações das Organizações




1.    PROCESSO DA ADMINISTRAÇÃO:


RECURSOS – DECISÕES – OBJETIVOS


·         Recursos: fazer uma boa utilização dos recursos que possui (matéria-prima);
·         Decisões: fazer tudo com competência, com responsabilidade;
·         Objetivos: aonde se quer chegar.
Tudo isso tem que ser feito de forma eficiente, para que tenha lucro!
Quando se há falhas neste processo, é porque não se tem mercado, não houve uma boa administração, etc.
1.    FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS:

·         Planejar: como vou fazer;
·         Organizar: como se fazer, dividir tarefas;
·         Direção: fazer o acompanhamento;
·         Controle: controlar e ver os resultados obtidos.

2.    MODELOS ORGANIZACIONAIS:
Os modelos organizacionais são formas de gestão para se conduzir ou administrar uma empresa ou organização. É o modelo organizacional que define como a organização se portará no mercado, como ela conduzirá seu trabalho, como alcançará seus objetivos, como produzira seus produtos além do papel de manter integrados todos os processos de funcionamento para aproveitamento das sinergias.
Ele também é o responsável pela identificação, captura, seleção e validação, organização e armazenagem, compartilhamento, aplicação, criação do conhecimento organizacional, aprendizagem organizacional para que esta possa ter condições de competir no mercado globalizado.
·         Empresa Pequena/Simples: uma Padaria, que possui poucos funcionários, administrado pelo próprio dono, mais flexível, não se tem muito controle.
·         Empresa Grande/Complexa: um Supermercado (Condor) existe departamentalização, níveis hierárquicos, existem regras e procedimentos, possui mais funcionários, etc.
·         Empresa Global: possui uma estrutura mais complexa, mais formalização e tem que se adaptar ao país que está. Ex.: Nestlé.
·         WalMart: maior empresa de varejo do mundo, maior preocupação em diminuição de custos, possui marcas próprias, clube de compras, etc.
·         Burocracia: é totalmente regido por normas e procedimentos padronizados, cada um faz uma coisa (departamentalização), possuem rotinas prontas. Ex.: hospitais, prefeituras, bancos.

3.    ESTRUTURAS FLEXÍVEIS:

·         Estrutura de Equipe: formam-se equipes de acordo com o projeto que está sendo realizado. Ex.: consultoria, informática, etc.
·         Auto-gerenciada: cada funcionário possui controle nos resultados, possui um nível de responsabilidade maior e possui maior criatividade, maior autonomia. Ex.: Volvo do Brasil.
·         Organização Virtual ou organização de rede: todos os serviços são terceirizados. Não existe posição própria e dão mais ênfase no marketing, ou seja, gerencia a marca e não o produto em si. Ex.: Nike, eles vendem a marca (intangível), a imagem, o status.

4.    ATIVIDADE EM SALA DE AULA
“Como a estrutura (forma de administrar) de uma organização pode afetar o comportamento dos funcionários?” - Mudanças estruturais (sair da área de conforto), fusão entre empresas, clima organizacional, mudança de gerencia e departamentos, cobranças exageradas, etc.
5.    O QUE AS EMPRESAS (E PESSOAS) PODEM ESPERAR DO FUTURO?

·         Mudanças constantes do mercado;
·         Monitoramento de tendências (pessoas);
·         Tudo isso para compreender as mudanças e traçar planos.

6.    ALGUMAS TENDÊNCIAS:
1º Encasulamento: ficar em casa e a valorização do espaço doméstico. Ex.: condomínio fechado.
2º Egonomia: produtos individuais, com as suas características. “ Ninguém é como eu”. Casa um tem a sua necessidade, com isso se atinge o indivíduo, valorizando o seu eu. Ex.: camisa personalizada.
3º Viver: qualidade de vida. Ex.: criar uma relação amigável com o funcionário.
4º Consumidor Vigilante: pessoas se unindo para pedir aquilo que eles querem, o que acham que é certo. Manipular o mercado, exercendo poder, pressão.
7.    RESUMINDO:
Atenção ás mudanças (adaptação) e movimentos sociais, culturais, ambientais, políticas, etc. Encontrar soluções que atendam as necessidades.
8.    E O QUE TEM ACONTECIDO NAS EMPRESAS?

·         Comércio eletrônico;
·         Inovação constante;
·         Aumento do poder de consumo da classe média (aumento da oferta, crescimento do consumo);
·         Pressões sociais para a sustentabilidade;
·         Fusões e aquisições (impacto maior – choque de gestão.

9.    ATIVIDADE EM SALA DE AULA:
“A empresa em que você trabalha tem ajustado (ou ajustou) sua estrutura em virtude de algum acontecimento?” - Adaptação por causa da crise; nova tecnologia; inovação constante, etc.
10.  DICAS DE LEITURA:

·         A estratégia do Oceano Azul – W.Chan Kim
·         Wikinomics


11.  AULA ATIVIDADE:




COOPERJOHNSON – COOPERATIVA DE CRÉDITO.
Tendência que possa gerar oportunidades: EGONOMIA.
Explicação: para se ter um atendimento eletrônico personalizado.
Idéias de novos produtos/serviços originados pela tendência: CHAT.
Tendência que possa gerar ameaças: USO INDEVÍDUO DO CHAT (não sócios e pessoas não autorizadas).
Explicação: pode gerar um descrédito da empresa, pela falta de segurança.
Sugestões para a empresa barrar essas ameaças: criar o uso de senhas por parte dos associados para o uso do Chat.

Professor: Fabiano Galão

Resumo criado pela aluna :  Daniela Ferreira

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