sábado, 20 de novembro de 2010

Aula 7 - Personalidade e Desenvolvimento Humano

            O desenvolvimento da personalidade: como o ser humano se torna um ser humano de fato.
            A característica social do comportamento humano e a importância do relacionamento social: a influência da genética e do que aprendemos em nossa vida desde a infância.
            O papel das emoções no desenvolvimento da inteligência: a razão está a serviço da emoção, elas não são antagônicas e sim parceiras. E o objetivo da inteligência em nossa vida é de conseguir tudo aquilo que queremos em nossa vida.
            Desenvolvimento da personalidade humana, sua origem, seus comportamentos, características, traços e suas funções e a relação existente entre os aspectos emocionais que a compõem.
            E papel da razão e da emoção no desenvolvimento psicológico saudável do indivíduo.
            A importância do relacionamento social na vida da pessoa seja profissional ou social: o ser humano não foi criado para viver sozinho, ele tem que viver em grupos, comunidades. E quanto mais amigos uma pessoa possuir, mais chance de se dar bem na vida ele terá, devido aos contatos que ele possui.

1.    O Desenvolvimento da Personalidade:

            O ser humano só pode ser existir graças ao convívio com outras da mesma espécie, ou seja, ninguém consegue se desenvolver de forma correta vivendo sozinho, se isolando.

            Não é só porque uma pessoa nasceu em uma forma humana que ela pode ser considerada um humano de fato. Ela precisa de outras pessoas da mesma espécie que a eduque e a crie para aquele tipo de vida para ser considerado um ser humano.

            Em cada época as pessoas vivem uma realidade diferente e para podermos conviver socialmente com todas as pessoas, de idades e sexo diferentes precisamos potencializar essa nossa capacidade de conviver e respeitar o próximo.
            O indivíduo só se humaniza na relação com outro ser humano, da mesma espécie, ou seja, não podemos viver isolados. Nós nascemos com potencial (que pode ou não ser desenvolvido) para sermos humanos, mas precisamos de outras pessoas para nos tornar um ser humano completo.


2.    Algumas teorias sobre o Desenvolvimento Humano:

            Concepção Botânica: partia do pressuposto que o ser humano possuía todas as capacidades e potencialidades de forma embrionária, ou seja, como uma planta que teria suas potencialidades desabrochadas de forma natural, precisando somente do básico para viver.

            O termo “Jardim da Infância” vem da idéia dessa concepção botânica, ou seja, as crianças eram tratadas como plantinhas que tinham acabado de nascer e que precisavam somente de se alimentar, brincar e dormir.

            O Modelo Zoológico comparava o ser humano, ainda bebê, com um macaco, fazendo uma comparação do seu desenvolvimento biológico e genético. Mas a comparação se limitava até o dia em que a criança começava a entender a linguagem, ou seja, começava a falar, e assim o seu desenvolvimento era muito maior do que o macaco, que não sabe falar.

            Assim como os humanos, os animais mais inteligentes são aqueles que vivem em grupo, pois a sobrevivência deles se torna mias longínqua quando vivem em grupos, ajudando uns aos outros.

            É impossível pensar no ser humano isoladamente. Ele é só é considerado ser humano por viver com os outros e dividir tudo, ou seja, uma pessoa precisa de outras para sobreviver, pois ela não tem a capacidade de fazer tudo sozinho. O ser humano pode até ter potencialidade devido a sua carga genética, mas ela precisa viver socialmente para desenvolver essas potencialidades.


3.    Atividade em Sala:

            1º Como se dá, então, o desenvolvimento da personalidade humana?
            R: Através da influência genética (biológica) e na maior parte do que aprendemos em nossa vida no decorrer do nosso crescimento com outros da mesma espécie (convívio social).

            2º Quais características intelectuais e/ou comportamentais já trazemos registradas em nossa herança genética?
            R:

            3º Qual o papel do relacionamento social em seu desenvolvimento, ou seja, em nossos valores, crenças, moral, ética e competência?
            R: É um papel super importante, pois é através do convívio com outras pessoas que desenvolvemos os nossos valores, nossa moral, ética e até a nossa competência.


4.    Personalidade:

            A personalidade é o resultado da relação que se constrói entre o sujeito (o que ele traz) e o meio sócio-cultural e o ambiente em que ele vive. Claro que também deve-se se considerar como parte da personalidade de uma pessoa sua porção biológica, genética.

            A palavra personalidade se origina de “persona” que significa “máscara que ele veste”, ou seja, conforme o ambiente em que estamos, usamos uma máscara para nos adaptarmos aquele meio. Na verdade não mostramos o nosso “eu”.

            Quanto mais segura a pessoa estiver num ambiente, mais ela irá se mostrar, com isso não precisará usar a máscara, pois ela estará à vontade para expor suas idéias e seus valores. Mas, quanto mais forte, mais pesada for essa máscara, mais insegura e frágil essa pessoa estará, com isso ela usará a máscara como forma de defesa.

            Dessa forma podemos pensar que uma parte da nossa personalidade é herdada geneticamente, chamada de Temperamento e outra parte é decorrente do nosso contato com o meio social, chamada de Caráter.

            O Temperamento é o “jeitão” de cada um, ou seja, se a pessoa é tranqüila, calma, agitada, flexível... Isso é herdado, nasce com a pessoa, faz parte da sua genética e pode até ser considerado algo orgânico, pois cada um reage de forma diferente ao meio em que nascemos e vivemos.

            O temperamento é algo mais fisiológico e biológico, pois é tudo o que somos e sentimos. É algo involuntário e hereditário. Segue os tipos de temperamentos básicos a serem estudados.


5.    Tipos de Temperamentos:

·                     Sangüíneo: Manifesta-se de forma mais rápida, agitada, faz tudo com ardor, mas normalmente não chega até o final de um projeto, pois tudo se torna frio muito rápido. O seu organismo é mais acelerado do que de outros. É uma pessoa meiga, sem queixas do passado, seus sentimentos são intensos, mas não se envolve profundamente.

·                     Fleumático: Lento em seus movimentos, preguiçoso, é inteligente, mas não é criativo e nem original. Seus sentimentos não são ardentes, mas são constantes, é uma pessoa considerada mediana, é contemplativo, bondoso e equilibrado.

·                     Colérico: É o sangüíneo turbinado... Decidido e rápido, por isso não pensa muito em seus movimentos. É ousado, persistente e vivo em seus planos. É categórico em suas conclusões. Seus sentimentos são veementes demais e nítidos, vingativo e propenso a qualquer luta.

·                     Melancólico: É sombrio e sério, lento e sólido nas suas vontades. Possui um intelecto forte e profundo, ponderado, inflexível e chaga a ser fanático. É profundo, raramente externa seus sentimentos.


6.    Caráter:

            O caráter se forma de acordo com as experiências que vivemos, desde a nossa infância, ou seja, fica enraizado na pessoa. O caráter se forma no contato com o meio em que se vive e suas relações, ou seja, aquilo em que se acredita.

            É a internalização de valores, regras, moral, ética pessoal, que são adquiridas no convívio social, ou seja, como respeito, honestidade, consideração às pessoas.

            Então a vertente cultural e genética forma o nosso eu, ou seja, é a predisposição genética mais a adaptação á cultura.


7.    Atividade em Sala:

            1º O que poderia ser considerado como uma pessoa madura, adequada?
            R: É uma pessoa que sabe o que quer, sabe separar desejo de realidade, pensa na vida de forma real, com suas dificuldades e possibilidades e age de forma correta. É uma ponderada, controla os seus sentimentos e impulsos. Busca o bem comum, é ético, sabe discernir os fatos, sabe identificar os sinais da vida, etc.

            2º Que características fundamentais a nossa personalidade deve possuir para obtermos sucesso em todas as áreas de nossa vida?
            R:


8.    Uma Personalidade Madura:

            Ter uma personalidade madura é saber discriminar o que se quer, separar desejo de realidade, pensar a realidade em que vive, com suas dificuldades e possibilidades e sabe decidir a ação, ou seja, uma pessoa que desenvolveu bem as funções do seu “eu”.

            O ser humano é um ser social, onde vivemos somente em grupos, pois todo ser humano necessita de outro para viver e para se tornar um ser humano de fato. Possuímos potencial para nos transformarmos em seres humanos no sentido pleno, mas isso só acontece se nos relacionamos com outros seres humanos.
            A cultura é fundamental para a construção do ser humano, pois tudo o que aprendemos dependemos de outra pessoa para aprender, mesmo as habilidades mais simples como falar, escrever, ética, etc. Aprendemos tudo isso com outro ser, da mesma espécie.


9.    Identidade:

            É a construção do nosso eu, da nossa identidade que é única e original, mas que depende dos outros para ser formada. Ela vem da palavra “Idem” (o mesmo, ente, ser) e da palavra entidade (o outro), ou seja, significa “o mesmo que outro”.

            Não existem duas pessoas com a mesma identidade, pois cada pessoa é única, original, mas tudo o que é original é único, mas possui uma origem.

            Podemos considerar que a nossa identidade é uma colcha de retalhos, onde pegamos características de outras pessoas que convivem em nosso meio, como nossos pais, irmãos, tios, etc. Então juntamos um pouco de cada pessoa e nos tornamos únicos, pois não possuímos a mesma identidade de outra pessoa, e sim uma parte dela. Ou seja, podemos concluir que “Eu! Só existo por causa de “Outro”.


10.  Original:

            Vem da palavra Originale, provém de origem, ou seja, veio de algum lugar, mas que ao mesmo tempo nunca foi copiado, que foi feito pela primeira vez e que tem caráter próprio e que não procura imitar ninguém, novo.

            A origem da nossa personalidade vem dos traços da personalidade de outras pessoas. Ou seja, só existimos devido à existência de outra pessoa. Ninguém vive só. A humanidade é uma construção social e coletiva. Mesmo quando alguém fala que trabalha sozinho, na verdade ele está sendo ajudado por alguém que ele nem conheça ou nem sabe que existiu, mas ele não está realizando o trabalho sozinho.

            O ser humano evoluiu muito através do trabalho, pois é a união das pessoas para realizar tarefas diferentes que se constrói o todo, com isso o trabalho é responsável pela evolução do homem.

            O trabalho é simplesmente pura divisão de tarefas, onde uma pessoa precisa da outra para realizar algo, direta ou indiretamente.

            Quando uma pessoa trabalha se realiza perante a sociedade, onde uma pessoa é reconhecida não só por ser quem ela é e sim pelo que faz, ou seja, o ser humano é aquilo que faz (identidade social), fazendo com que ele se sinta realizado perante seu grupo social.

            O homem não trabalha somente para sobreviver, ele busca ser por meio do seu trabalho, ser reconhecido, por isso a importância do trabalho não somente como fonte de sustento físico e material, mas também de sustento psicológico.

            O importante é ser feliz através do seu trabalho, não apenas para ganhar dinheiro, pois só isso não fará o homem feliz. O objetivo maior de qualquer pessoa é ser feliz, se realizar como pessoa perante o seu grupo, com isso desenvolvendo sua capacidade humana.


11.  Atividade em Sala:

Como podemos ser únicos, originais, mas sermos igual a outros ao mesmo tempo?

Mesmo herdando características de outras pessoas, ainda somos únicos. Como já se falou, somos uma colcha de retalhos de outras pessoas e cada pessoa herda de forma diferente características de outras pessoas.

12.  Filme - “ Uma mente brilhante”:
            O filme fala sobre John Forbes Nash Jr., que escreveu uma tese de doutorado sobre um ponto de equilíbrio em jogos de estratégia para múltiplos jogadores, ou seja, a minha jogada não depende só do que eu quero pra mim, mas depende do que o outro está pensando e como o outro irá agir, para que um não atrapalhe o outro.         Sendo assim, o ser humano precisa levar em consideração o outro, seus desejos e quando for fazer algo deve se pensar em sua ação, mostrando que, quem trabalha em prol dos interesses do grupo consegue satisfazer melhor os seus interesses, sem prejudicar ninguém. Para as empresas, a teoria dos Jogos é uma forma de saber como cada funcionários irá agir levando em consideração a forma de agir das outras pessoas, dos outros funcionários.
           
13.  Atividade em Sala:
Mas, o que faz o ser humano viver em grupo? Afinal, o que une as pessoas?
            R: São as emoções que fundamentam as relações e as interações sociais e são as emoções que nos fazem agir, que nos faz viver.

Obs.: O assunto da Web Aula já está inserido neste resumo, pois é o mesmo assunto da apostila e do material extra enviado pelo professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário